Martin Luter King

Coreta Scott King, viúva do líder da luta pelos direitos democráticos dos negros nos EUA, Martin Luther King Jr. faleceu em 31 de Janeiro, aos 78 anos, em Rosário no México.
O seu corpo, retornou a Atlanta na Geórgia, afim de ser sepultada, junto aos restos mortais do seu esposo, o reverendo King.
Coretta Scott King, assumiu a luta pela igualdade racial nos Estados Unidos depois do assassinato de seu marido em 1968.
Corrie já era uma activista, antes de se casar com Luther king. Apoiou corajosamente o movimento dos direitos civis, enfrentando o perigo e sobrevivendo à explosão de uma bomba racista dentro da sua propria casa, em 1956.
No início dos anos 50 no Sul dos Estados unidos, os negros não podiam comer no mesmo restaurante que os brancos, nem sentar-se juntos nos mesmos transportes, ou votar para eleições governamentais. "Somente brancos" ou "Somente negros", diziam cartázes à entrada de hoteis, restaurantes,´prédios privados, escolas, etc.. Segundo a lei, se um negro viajava sentado e um branco quissesse o seu lugar, o negro era obrigado a ceder-lho.
Nascida em 27 de Abril de 1927, no Alabama, Coretta manteve um papel secundário no movimento dos direitos civis até o assassinato do seu marido. Em Janeiro de 2005, Coretta disse ao diário The Atlanta,: "À medida que nos aprofundávamos na causa, ela era minha causa também. Casei-me com o homem e com a causa. Compreendi que eu também podia ser assassinada".
Durante mais de uma década lutou incansavelmente para conseguir que a data de nascimento do seu marido se convertesse numa festividade nacional, batalha que ganhou em 1983 quando o então presidente Ronald Reagen decretou feriado a 16 de Janeiro, que se celebrou pela primeira vez em 1986.
A sua última aparição pública, foi dias antes de 16 de Janeiro de 2005, quando se celebrou o 77º aniversário do nascimento de Martin Luther King.
"De certa forma, há milhões de pessoas em toda a América que são filhos de Martin e Coretta King, cujas vidas inteiras foram moldadas pela paixão deles, pela igualdade de oportunidades e a justiça, por seu compromisso com a mudança não-violenta e por não se decepcionarem diante de repetidas frustrações", disse o ex-presidente Bill Clinton aos jornalistas.
"Ele lutou com todas as forças para salvar a sociedade de si mesma!"(Coretta King).
Algumas frases de Martin Luther King
"Todos os homens são iguais"
"O que me preocupa não é o grito dos violentos. É o silêncio dos bons."
"Um dia os meus filhos viverão numa nação ondenão sejam julgados pela cor da sua pele, mas pelo conteúdo do seu carácter".
"Por isso estou feliz hoje. Nada me preocupa, não temo ninguém. Vi com os meus olhos a chegada do Senhor" (as suas últimas palavras).

Sem comentários: