VIDA PASSAGEIRA

Se pudéssemos ter consciência do quanto a nossa vida é passageira, talvez pensássemos duas vezes antes de jorgarmos fora as oportunidades que temos de SER e de FAZER os outros FELIZES!
Muitas flores são colhidas cedo demais. Algumas, mesmo ainda em botão. Há sementes que nunca brotam e há aquelas flores que vivem a vida inteira até que, pétala por pétala, tranquilas, vividas, se entregam ao vento.
Mas nós não pudemos adivinhar. Nós não sabemos por quanto tempo estaremos enfeitando esse Éden e tão pouco aquelas flores que foram plantadas ao nosso redor.
E descuidamos. Cuidamos pouco. De nós , dos outros.
Nos entristecemos por coisas pequenas e perdemos minutos e horas preciosas.
Perdemos dias, às vezes anos. Calando-nos quando deveríamos falar; falamos demais quando deveríamos ficar em silêncio.
Não damos o abraço que a nossa alma tanto precisa, porque algo em nós impede essa aproximação.
Não damos um beijo carinhoso "porque não estamos acostumados a isso" e não dizemos que gostamos porque achamos que o outro sabe automaticamente o que sentimos.
E passa a noite e chega o dia, o sol nasce e adormece e continuamos os mesmos, fechados em nós. Reclamamos do que não temos, ou achamos que não temos o suficiênte.
Cobramos. Dos Outros. Da Vida. De nós mesmos.
Consumimo-nos. Costumamos comparar as nossas vidas com as daqueles que possuem mais do que nós.
E se experimentássemos comparar com aqueles que possuem menos?
Isso faria uma grande diferença.
E o tempo passa...Passamos pela vida, não vivemos. Sobrevivemos, porque não sabemos fazer outra coisa. Até que, inesperadamente, acordamos e olhamos para trás. E então perguntamo-nos: E agora?
Agora, hoje, ainda é tempo de reconstruir alguma coisa, de dar o abraço amigo, de dizer uma palavra carinhosa, de agradecer pelo que temos.
Nunca se é velho ou jovem demais para amar, dizer uma palavra gentil ou fazer um gesto carinhoso.
Não olhes para trás. O que passou, passou. O que perdemos, perdemos. Olhe em frente!
Ainda é tempo de apreciar as flores que estão inteiras ao nosso redor.
Ainda é tempo de voltar-se para Deus e agradercer-Lhe pela vida, que mesmo passageira ainda está em nós.
Pense!... Não O perca mais!...
(Autor desconhecido)
Hoje, aqui e agora, quero dizer à minha comadre Guida que...... gosto muito dela e que sei que também ela....gosta muito de mim!

13 comentários:

Anónimo disse...

E como são lindas e simples as vestes do lírio do campo para o qual Jesus chamou a nossa atenção! "Basta a cada dia o seu mal!" pôr esta frase em prática significa aproveitar melhor o agora!
Beijinhos floridos

A Flor disse...

Raquel, é como dizes, uma grande verdade o que se encontra em Mateus 6:34!
beijinho da Flor :)

Anónimo disse...

Gostei da partilha!

E também eu, hoje vou dizer-te mais uma vez: GOSTO DE TI!

Bigada por todo o Amor que distribuis.

Sol Luminoso

Elisheba disse...

Olá...tenho um desafio...vá lá, participa e usa a tua linda e forte imaginação.

Beijocas...depois virei ler-te com calma!

Miudaaa disse...

A Maria Bethania, canta e encanta-me ouvi-la, nesta melodia do Gonzaguinha... deixo-te com as palavras sábias... que não poderiam estar mais de acordo, com o que tu hoje partilhastes connosco:

Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar, e cantar, e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será
Mas isso não impede que eu repita:
É bonita, é bonita e é bonita!

E a vida? E a vida o que é, diga lá, meu irmão?
Ela é a batida de um coração?
Ela é uma doce ilusão?

Mas e a vida? Ela é "maravida" ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é, meu irmão?

Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo.

Há quem fale que é um divino mistério profundo
É o sopro do criador numa atitude repleta de amor

Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é, e o verbo é sofrer!

Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé

Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser.

Sempre desejada por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte, só saúde e sorte!
E a pergunta roda e a cabeça agita

E eu fico com a pureza das respostas das crianças:
É a vida! É bonita e é bonita!


um beijo da tua miudaaa

Utopia disse...

Bela
Tou tão feliz por ti amiga!
Olhando para trás no nosso precurso de vida em que eu desesperava para que visses a vida sem materialismos, e olhar-te agora, sentir as palavras selecionadas por ti...
Fico tão feliz!
Sinto-te bem em paz!
E sorriu! Porque sinto que me ultrapassaste encontras-te o trilho da paz mais cedo que eu!
Mas eu sei que também o irei encontrar, e que embora seja uma busca solitária estarás sempre ai.
Mais que não seja partilhando neste teu cantinho o teu sentir, iluminando-me a memória!
Obrigado Mana!

A Flor disse...

Utopia, querida eu sei, que quando estou feliz, tu ficas feliz! O mesmo acontece comigo!

No entanto, este teu comentário, acredito que dito com muito amor, não está, em alguns pontos correcto!

1º Nunca vive para os bens materiais, aliás nunca liguei, nem ligo, a nada disso. Sempre fui simples na forma de vestir, na forma de "ostentar" qualquer bem material... aliás, nunca tive propriamente bens materiais que me fizessem "perder" a cabeça...

Se me disseres que vivi, durante um período da minha vida, com muitas dificuldades financeiras.... é verdade, mas sofri, porque queria ter o essêncial para os meus filhos... (não para mim) e não tinha!!!;

Se me disseres que sofri por "de um momento" para o outro, ver, ou melhor, descobrir que aquilo que, em conjunto com o pai dos meus filhos, haviamos adquirido (não eram bens materiais especiais), e que ele pôs tudo a perder... é verdade, pois quem não se sente não é filho de boa gente, como diz o ditado. E o que mais me magoou foi o facto de ter sido "enganada";

Quanto ao meu crescimento espiritual, desde pequena que fui educada segundo princípios cristãos, no entanto, sempre fui, e ainda sou, muito.... protestante, sempre entendi que havia coisas que faziam sentido para mim, e outras não! Sempre critiquei muito a igreja em si. No entanto, desde pequena que "transgredia", pois como não estava de acordo, não pactuava...;

Começei a perceber que tinha que mudar, acima de tudo que tinha que CRESCER ESPIRITUALMENTE! Que tinha que procurar dentro de mim mesma, a fé que tinha, aquilo em que o meu coração me dizia para acreditar e isso aconteceu! ou seja, começei a minha caminhada.... a minha caminhada de sabedoria espiritual e isso só o devo a mim própria, aliás devo-o áquele que acredito ser o meu Mestre, o meu guia, o Ser que me ilumina, Jesus! Sem Ele não estaria aqui! Desculpa, mas o meu processo espiritual, não o devo a ninguém em particular, só a mim e a Deus!;
E sabes

E sabes quando começei essa "descoberta"? muito antes, mas mesmo muito antes, do "período negro" da minha vida! Foi logo após o nascimento do nosso Hugo. Não foi na altura em que estive "mal", aí... aí tive foi um "recuo", um "desviar" do meu caminho!... Mas foi graças a esse "desaprender", momentaneamente, que eu pude então crescer e renascer das cinzas! Renascer, pois eu já havia encontrado o caminho muito tempo atrás, a minha fé, que sempre esteve em mim!;

Quanto ao eu te "passar à frente", isso não é verdade, tu és tu, e eu sou eu... tu tens o teu próprio crescimento e eu tenho o meu próprio crescimento!... o crescimento espiritual não se "mede".... simplesmente "vive-se".... "crescendo-se"....gradualmente e de forma lenta!:

Tu sim, é que nunca ligaste nada às coisas espirituais e de à uns tempos a esta parte... começaste a perceber que precisavas de crescer espiritualmente! Começaste a sentir, dentro de ti, a necessidade de te "preencher" espiritualmente, de "preencheres" o teu espírito! O bem estar espiritual, esse bem estar, só se consegue com coisas espirituais, entendes? eu desde sempre o soube! Aliás, tu e eu, e como ambas sabemos, somos muitoooo diferentes, em muitas coisas... e se analisares bem, olhando para o nosso passado, reconhecerás, que eu, também a nível espiritual era muito diferente de ti, não era? Podes é dizer que, talvêz não me manifestasse tanto, isso sim, mas eu sempre fui muito "espiritual", sempre liguei muito a estas coisas! Ah, mas pelo simples facto de sermos muiiiiitooooo diferentes, isso não impede, antes pelo contrário, de sermos as AMIGAS que somos! Isso não impede de sentires o que sentes por mim... e de eu sentir o que sinto por ti.... isso não impedirá concerteza de "terminarmos" os nossos dias bem juntinhas (com a Rô),no nosso Lar, onde iremos dar "cabo" dos velhotes!;

Já o havia dito e volto a dizer, não haverá muitas pessoas, que te conheçam como eu e também tu em relação a mim! E isso deve-se aos 22 anos em que "caminhamos" "paralelamente", tu na tua estrada e eu na minha! Pois como dizes e muito bem, cada um... tem a sua própria estrada. E ninguém a pode fazer por nós! Temos que a fazer sozinhos!;

Por eu "sentir" ao longo de tantos anos que tu és um SER MARAVILHOSO, e certamente por tu também "sentires" que eu também o sou!... (detesto dizê-lo, pois quero ser humilde), é que continuamos "juntas"!

Felizmente e graças a Deus, ao longo da minha vida, tenho tido o prazer e a imensa alegria de ter nas "bermas" da minha "estrada" flores lindas que a têm adornado! E tu és uma delas!

Agradeço a Deus, por que me tem "ensinado", ao longo da minha vida, a fazer e a manter amigos MARAVILHOSOS!

Eu tenho muitos amigos, mas amigos daqueles que só "encontramos uma vez na vida", amigos que eu amo e que sei que me amam!
Amigos que estão presentes na minha vida, em todas as horas! Claro que também terei, aqueles que não gostam de mim! E isso aconteceu na "tal" altura! Mas até isso deu para ver... quem eram os verdadeiros amigos que permaneceram comigo na tempestade!
E foram tantos!!!

Por isso, fofinha, não sintas que eu estou à tua frente. Porque estás onde deves estar! Agora, tens que "abrir" o teu coração e a tua mente à sabedoria espiritual e passá-la a "viver" de "dentro" para "fora"..

Estarei sempre AQUI! São muitas as vezes em que me dizes que estiveste sempre disponível para mim!, é verdade, sempre que eu precisei, tu estávas lá! Estarei-te grata para sempre! Mas também eu sempre estive "ali" para ti!
Há muitas formas de "se estar"... ajudando, amando, partilhando roupas dos nossos principes, dando-me alguns bens alimentares, conversando, desabafando,chorando, rindo, SIMPLESMENTE SENDO AMIGA!

Um xi-coração ENOOOOOOOORRRRMMMME

Utopia disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Utopia disse...

Voltei para ler o resto que não tinha acabado ontem!
Bem ganda testamento!
Hihihihihihi
Gastaste a tinta das teclas...
Hihihihihihihihi
E deves ter ficadocom calo nos deditos
hehehehehehe
Beijos

Anónimo disse...

Olá Florbela,

É bom vêr e sentir como tu tratas tão bem o teu jardim. Sabes o que cada uma das tuas flores precisa e essas gotas de água cheias de carinho, amor, sabedoria que tu nos dás (as tuas flores)fazem-nos renovescer para a vida. A terra está por vezes tão seca que é dificil encontrar alimento. Obrigada amiga pelas tuas "vitaminas", para que o teu jardim cresça cada vez mais, e cada uma das tuas flores alegre tambem o teu coração.Vamos todas juntas manter o teu jardim bem colorido e viçoso. Continua a cuidar bem de nós! Beijinhos da tua flor Marta Roder.

A Flor disse...

Marta, meu amor, vês, vês... como também tu sabes escrever tão bem!!!... ou melhor, também tu tens coisas LINDAS DENTRO DESSE TEU CORAÇÃO ENORME! Só tens que "deitar cá para fora"... Vá lá continua.... não pares, ACREDITA EM TI! EU ACREDITO NA MINHA FLOR AMIGA, MARTA!

Obrigadão pela tua mensagem, adorei, mesmo!

Fico ansiosa que me "escrevas" mais vezes!...

:) sorrisão enorme para ti, do fundo do meu coração!

NiL Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nilcea disse...

Olá!!... esse texto é de minha amiga Letícia Thompson... o endereço do seu site é:
www.leticiathompson.net
Uma pessoa maravilhosa que hj está morando na Bélgica e sempre escreve com o coração.
Por favor se puder coloque a sua autoria. Ela já esteve aaqui no Brasil para o lançamento do seu livro: 'De coração para corações'.
Deus te abençoe e seu blog está lindo!!!
Parabéns
Beijossssssss