PAIS LEMBREM-SE!

Conhece os teus Direitos
Sabias que, como criança, tens direitos?
Em 1959 a ONU (Organização das Nações Unidas) escreveu e aprovou a "Declaração dos Direitos da Criança". Esta declaração é composta por 10 artigos, muito simples, que dizem respeitos ao que podes fazer e ao que as pessoas responsáveis por ti devem fazer para que sejas feliz, saudável e te sintas seguro.(É claro que tu também tens responsabilidades para com as outras crianças e para com os adultos para que também eles gozem dos seus direitos.)
Vamos conhecer os 10 princípios da "Declaração..."?
Princípio 1º
Toda criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!
Princípio 2º
Todas as crianças têm direito a protecção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.
Princípio 3º
Desde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.
Princípio 4º
As crianças têm direito a crescer e criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.
Princípio 5º
Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem respeito como qualquer criança.
Princípio 6º
Toda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.
Princípio 7º
Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!
Princípio 8º
Seja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos adultos.
Princípio 9º
Nenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas).Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.
Princípio 10º
A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.
Se tudo isto for cumprido, no futuro as crianças poderão viver em sociedade como bons adultos e contribuir para que outras crianças também vivam felizes!
Poema de uma Criança!
A mamã perguntou
O que achas que é o Dia Mundial da Criança?
E logo me olhou
Esperando uma resposta cheia de esperança.
E eu respondi
Acho que todas as crianças deviam ser felizes,
Não só neste dia mas também em todos os outros,
Mas pelo pouco que já vi,
Nem todas as crianças o conseguem ser.
Eu queria crescer e viver num Mundo melhor;
Onde reinasse a Paz e o Amor,
Onde ninguém soubesse o que é a dor,
Nem sequer tivessem que trabalhar,
Para se poderem alimentar,
E pudéssemos a escola frequentar,
Enfim um Mundo onde a palavra de ordem seria,
BRINCAR, BRINCAR E BRIIIIIIIIINCAR!.
(Inês Sá Silva 7 anos)

11 comentários:

anita disse...

Linda bom dia.Temos o mesmo "lembrete".
Um óptimo dia da Criança.
Beijinhos e até Domingo.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Cátia disse...

Bom dia querida!!

É verdade... todas as crianças deviam ser felizes... todos esses direitos deviam ser respeitados... mas infelizmente, não isso que acontece.

Hoje rezarei por elas, rezarei para que possam sorrir um pouco, e serem felizes... com a possibilidade um futuro pela frente.

Que nunca deixes morrer a criança que tens em ti. Tem um bom dia.

Beijinhos grandes

o alquimista disse...

São sete as luas que regem a magia, o encanto, sete vezes se abre a alma para deixar sair o pranto. Sete serão as palavras que soltam a magia no tempo, sete são, as sinceras lágrimas, soltas em árido campo…

Bom fim de semana

Doce beijo

Girassol disse...

"Grande é a poesia, a bondade e as danças. Mas o melhor do mundo são as crianças" - Fernando Pessoa.

Beijinhos.

Paulo Costa disse...

Bem, amiga, alguém que comentou antes escreveu os versos que eu pretendia partilhar contigo.
Neste dia especialmente dedicado às crianças, desejo que jamais deixes morrer a criança encantadora que vive dentro de ti. Dá-lhe protecção, carinho, amor, liberdade...
Muitos beijinhos! Bom fim de semana!

Cátia disse...

Ola linda!!

Que bom é receber a tua visita no ticho.. acredita!

Eu sei que a realidade que retrato é bem proxima, eu sei isso e foi o que eu quis salientar no texto que escrevi também... Eu ja tive um pequeno contacto com algumas crianças no passado e entendo a necessidade que sentem de 1 carinho. Talves vá a uma instituição dessas daqui a 2 semanas novamente...

O club da boa nova é algo desse ambito? Podes falar-me dele, vi um post em abril mas nao fiquei mt esclarecida...

Tem uma boa noite linda!!
Beijinho mt grande.
CA

Freyja disse...

un feliz dia, para todos los que se dedican a enseñar
mil gracias por tus bellos saludos
que sea un lindo fin de semana y estes muy bien
besitos


beos y sueños

pepas disse...

O dia da criança é o melhor dia que já vi...

Flôr disse...

Pepas filho amado, para a mãezinha, TODOS DOS DIAS SÃO LINDOS, sabes porquê?! sabes?... porque tu e o mano os "embelezam" para mim...
Sem a vossa presença e sorriso... que graça teriam os dias para mim!

BIGADO amor da mãe, pelo teu doce comentário neste "jardim"...

Tu és a flor do meu jardim (coração) :D

Mãe Flor

Miudaaa disse...

Hoje apetece-me sentir o vento na cara... aquele que não se vê, mas que se sente... aquele que nos faz cócegas de brincadeirinha, aquele que umas vezes corre mais do que em outras...

Hoje apetece-me dizer aos senhores e senhoras, que não refilem com o vento, quando está forte, quando leva o chapéu de sol na praia, ou despenteia o cabelo acabadinho de arranjar no cabeleireiro...

Deixem o vento ser Livre como ele gosta e como todas as crianças adoram!!!

Beijo da miudaaa_amante_do_vento!!!

anita disse...

Oi Flor tudo bem? A Cláudia e a Cristina acabaram de sair cá de casa vieram fazer-nos uma visita e estar um pouco connosco. É sempre bom receber os amigos.
Deixaram roupas para as crianças da Luisa.
Beijinhos e até amanhã.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)