Velhice

VELHICE
Vendo passar o teu tempo
Sabes que a vida se escoa.
Sentes no peito um lamento,
Marcas de dor, que magoa.
Náufrago duma saudade,
Noiva do tempo lembrado,
Dobres no sino da idade
Tornam presente o passado.
Vives das tuas memórias.
Voltas ao tempo de infância.
Mágoas e muitas histórias,
Perdem-se no teu caminho,
Velho, que vives sozinho.
Vítor Cintra - No livro: RECADOS
Gostaria de partilhar convosco, meus amigos, que a minha mãezinha já está no Lar desde 08.01.2008. Sinto que se está a "esforçar" para que tudo corra bem... no entanto, estes primeiros tempos de adaptação são sempre dificeis! Engraçado o que ela ontem me disse: "Filha, ao vir para aqui (para o Lar), pude compreender que há pessoas com problemas maiores do que os meus!"
Muitas vezes, não sabemos dar valor ao que Deus nos dá em cada dia, ao que ainda conseguimos fazer, apesar das nossas limitações... E só quando "olhamos directamente" os problemas do nosso próximo é que percebemos que, afinal, aquilo que nos deixava tão tristes, tão desiludidos com a vida... talvez não sejam motivo suficiente para isso!
O Lar onde está a minha mãe, tem lotação apenas para 12 senhoras, o que irá permitir que cada uma delas receba mais atenção e carinho! (Assim espero!)
Sabem!.. estou feliz, pois sinto que a minha mãe está bem. Irei visitá-la com muita frequência e serão muitas as vezes em que virá passar fins de semana a minha casa ou a casa da minha irmã.
O que lhe está a custar um pouco mais... é aceitar as regras! "Não pode fazer isto", "não pode fazer aquilo"... são as regras!!... Imaginam o quanto será difícil a uma pessoa de 82 anos lhe dizerem o que pode e não pode fazer!? Mas, sabemos que tem que ser assim! E a minha mãe está disposta a que tudo dê certo! E vai dar, com a ajuda de Deus!
Que Jesus, seja a sua companhia constante em cada dia do resto do seu viver....
Amo tantooooo a minha mamã!... Irei mimá-la muito, prometo!
Amigos queridos, se notarem um pouco a minha ausencia, é porque estarei ocupada a mimar a minha mãezinha e também!!.... as outras 11 idosas que partilham o dia-a-dia com ela! E eu que sou!... APAIXONADA POR IDOSOS!

21 comentários:

Anónimo disse...

Ok, estás perdoada, mas só por esse motivo, por nenhum outro. É que os teus amigos e irmãos precisam de ti, aqui no teu jardim, melga rabugenta. Um otimo fim de semana extensivel aos filhotes a mama e a afilhada, e as tuas melhoras.
Que JESUS te continue a abençoar como até aqui e um jinho aqui do
Mano Velho

Anónimo disse...

Hum...e como vai brilhar o Sol naquela Casa!!!
E é o calor, e é o perfume daquela Flor... Bela e maravilhosa que vai espalhar a sua frescura pela Casa fora e nessa frescura todos vão sentir que na Vida todas as Primaveras têm a sua beleza!

beijos e abraços para TODOS

Beijinhos para todos os 11, 12, e 13 queridos e queridas que estão nessa Casa!

Pena disse...

A sua linda e terna mãe merece todo o amor do Mundo.
Compreendo a sua mensagem grandiosa de ternura e amor que lhe dedica com beleza e encanto.
Preocupa-se com ela, isso é adorável, sublime.
Obrigado por ser como é. Linda!!!!!!!!!!
Tenho a certeza absoluta que enquanto VOCÊ estiver por perto ela estará bem. Muito bem!
Beijinhos amigos sinceros e puros às duas.
Com imenso respeito e adoração

pena

mjf disse...

Olá Flor!
Folgo muito em saber que a tua mãe vai ter companhia da idade dela e que podem trocar histórias de vida...Ela vai encontrar a sua felicidade...


Beijos e já agora um Bom Ano de 2008

Estrela do mar disse...

...minha querida, fiquei muito sensibilizada com a seu post...minha mãe partiu há pouco mais de dois anos, e embora não tenha estado em nenhum lar, ainda bem que eles existem, pois há situações em que não dá para os termos em casa e você faz muito bem ir lá mimá-la e verá que ela aos pouquinho irá encontrar a sua "casinha" e a sua "felicidade"...


Beijinhosssss e cont. de um bfs.

Andreia disse...

Fazes bem em mimar a tua mãe!

Anita disse...

Bom dia querida. Que belo poema. Obrigado pelas fotos que nos enviaste. Sabes que eu e o Ricardo achamos que tu e o teu Pedrocas são muito parecidos com a tua mãe. Que Deus te use ali naquele lugar e que possas testemunhar do Amor de Deus, para quem ainda não O conhece.
Sabes que o "Mano Velho" passou lá no meu cantinho este fim de semana? Gostei muito.
Deixo-te milhões de beijinhos com sabor a algodão doce.
Uma semana abençoada.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Estrela do mar disse...

...procuro madrinha para o meu blog...vá até lá:)...


Beijinhossss

Filipa disse...

Olá! eu sei o que isso é, claro, mimar uma mae apesar de eu ser jovem não tenho medo nem vergonha de dizer que amo muito a minha mae! mas ao dizer que «sei o que isso é» refiro-me á minha avó, ela também esta num lar, está bem para uma senhora da idade dela, mas por vezes a minha fica triste porque a (minha avó) vê mais em baixo ou mais doente e isso a mim também me doi porque penso como será quando for eu a cuidar da minha mae, será que vou ter amor suficiente pra lhe dar como a minha mae tem com a dela, será que vou ter disponibilidade suficiente para ir ve-la todos os dias como a minha tenta ter com a dela! sinto que cresci, apesar da idade cresci ao ver esta mágoa que aminha mae por vezes traz pra casa e que por vezes a ouço quando a compartilha comigo, porque quando chegar a minha vez e a da minha irma claro quero fazer o dobro do que a minha mae faz pela dela, porque so assim vejo forma de expressar o grande amor que tenho por ela e admiração! Um beijinho a todos e que todos cuidemos das nossas maes e avos que tem um amor dobrado e por vezes nòs (netos) não retribuimos com o mesmo amor que nos é dado! beijinhos boa semana cheia de flores e claro com muitos miminhos ás nossas maes!

*peço desculpa por me ter alongado tanto mas gostei do que escreves-te e senti que devia dizer algo e a inspiração é mesmo assim quando vem é dificil para-la*
:*:beijinhos com cheiro a rosas:*:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Minha querida Flôr, eu sei que a tua mãe vai receber muito amor, como sempre o teve.
Só que agora ela necessita de um pouco mais.
Que Deus Vos Abençõe.
Beijinhos de carinho e amizade.
Fernandinha

Bichodeconta disse...

Também partilho essa paixão por pessoas idosas, verdadeiras enciclopédias que por vezes se desprezam..É pena, tem tanto para dar.. Ainda bem que a mãe está bem, certamente isso fará com que te sintas bem também.. Só tenho pena quando se despejam os idosos num lar, e depois, nunca mais se lembram da sua existencia.. Eles podem ser bem tratados, mas o amor e o carinho dos filhos é muito importante para o seu bem estar..um beijinho á mãe e á filha..

O Profeta disse...

Saberás que a brisa afaga as folhas
Com toque invisível e terno
A terra reclama as tuas mãos
Na viagem da tarde, no sereno


Boa semana


Doce beijo

Pena disse...

Ser apaixonada por idosos é um gesto terno e encantador de beleza. Da sua terna beleza. Encanto!
Gosto que se sinta assim.
Mostra o Ser Humano gigante que é.

Beijinhos amigos de ternura e delicia
Com valiosa estima e respeito

pena

Anita disse...

Querida passo para te deixar beijinhos com perfume de amizade.
Se hoje tiveres um minutinho, passa lá no meu cantinho deixei-te uma coisinha.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Xicha disse...

Olá Flôr linda, muito bom dia p ti amiga, fico muito feliz por saber que a tua mãe se encontra bem, que se está a adaptar á sua nova vida juntamente com outras amigas a quem a vida permitiu que chegassem até idade idosa e com muito Amor para receber de ti amiga que és tão especial para tanta gente, sabes o meu maridão tem uma avó com 89 anos que no final do ano 2007 teve um AVC e se encontra hoje numa cama sem conseguir mexer o lado esquerdo , está lucida e sofre agora com o seu estado e tb pelo trabalho que dá a quem se encontra á sua volta a cuidar dela, como se ela durante a sua vida não tivesse feito tb isso pelos outros, anda agora na fisioterapia a ver se recupera alguns movimentos e apesar da idade vejo-a com muita vontade de voltar a ter forças para pelo menos conseguir ainda andar, apesar de ter dias de desmoralizar bastante ... que Deus as proteja a todas

Muitos beijinhos para ti Flôr
Mim gota muito de ti
XI-Corações

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Minha querida FLÔR, passei para te dar um abraço e que a tua MÃE tenha muitos miminhos.
Beijinhos de ternura e carinho.
Fernandinha

Anónimo disse...

Querida Amiga,

Nunca comentei, raramente o faço em Blogs, mas raro é o dia que não dê aqui uma “olhadela”.

Relativamente à sua mãe; não se canse de a mimar, de acarinhar e de a visitar. Tudo o que puder fazer por quem um dia a trouxe nove meses no seu ventre, que passou noites com pouco descanso para que a filha pudesse dormir, que a limpou e lavou dias a fio, que tirou da boca algum sustento para que não faltasse à filha, que a levantou do chão várias vezes e que, certamente, daria a sua vida caso fosse necessário para a salvar, merece isso e muito mais!

Um Abraço para si e, se me permite, um beijo muito terno para a sua mãe. Que Deus as abençoe.

Orlando Duarte

Maria disse...

Linda vais ver que a tua mãe vai adaptar-se bem, claro que os primeiros temos é a tal adptação as depois lá cria as suas próprias amizades e ficam como familias, e também com a vossa visita frequentemente ela vai sentir-se bem. Tenho alguns casos na familia que teve de assim ser e por incrivel que pareça as colegas do lar são como irmãos. Mais facilita ainda serem poucas no lar assim com 12 a atenção é muito maior torna-se muito mais proveitoso para elas serem poucas assim têm uma maior facilidade em se darem todas muito bem.

Um grande beijo para ti

Maria

*Um Momento* disse...

Linda Flor...
Parabéns pela opção de um lar apenas com 12 pessoas ( não interessa o sexo)
Depois há a questão das regras... é triste eu sei, mas vê a situação pelo lado positivo...
Como deves saber, se assim não fosse cada uma faria o que queria e as funcionárias não teriam mãos a medir para controlar a situação...
Sei que estou a parecer fria , mas sei do que falo:)
Se o lar for bom , terá uma óptima casa, companhia , e dependendo das funcionárias... tera muito amor e carinho( sim porque há funcionárias que apenas querem o ordenado ao fim do mês)
Minha Querida, já não tenho Mãe dsde os meus 18 anos, mas lido com
pessoas bastante idosas e são uma ternura, até aquelas mais "rabujentas"
Com amor e carinho essas pessoas esforçam-se para se adaptarem á sua nova condição de vida... mas precisam e MUITO do apoio dos familiares, das suas visitas constantes...
Desejo TUDO de MUITO BOM á Senhora tua Mãe, e que nunca se sinta "abandonada" de coração!
Abraço-te minha Linda Flor!!!
(*)

gaivota disse...

minha querida
obrigada pela visita
agora deparo-me co m esta declaração de amor de filha para mãe!
LINDA!
Está mesmo a fazer 4 anos (dia 22) que a minha mãe partiu, tinha 81 anos, não chegou a conhecer a vivência num lar...
os três últimos meses foram um desespero
e continuam a ser...
muitas flores para a tua mãe
e para ti e dá-lhe um beijo meu
beijinhos

Canto da Carlota disse...

Eu já gostava de ti e, cada vez gosto mais...sabes porquê sinto temos muito em comum...Eu adoro idosos...adorava trabalhar num lar!!Sabes tb tenho andado a dar muito apoio mha avó(82 anos)que perdeu o marido há 3 semanas e, agora sente-se muito só!!! Todos dias chora...e, fico despedaçada. Mas,ando ver se ela vem viver para perto de mim...Ela já falou em ir para um lar para não se sentir tão só...mas, é uma decisão só dela! Desejo tua mae consiga ter forças para ultrapassar esta fase...mas, com as tuas visitas vai fortalecendo a sua força!! Ficam à espera das nossas visitas!!! Deus te ilumine sempre Amiga.