SABEDORIA É DIFERENTE DE CONHECIMENTO

SABEDORIA
Sabedoria, a sabedoria é-nos dada com a própria Vida! A nossa Sabedoria aumenta com a nossa caminhada diária! A Sabedoria faz parte da nossa essência, é intrínseca com a nossa alma, com o nosso Ser! As palavras de Sabedoria, a sua vivência, "brota" do coração, do interior de cada Ser!
A sabedoria é pura é genuína!Felizes dos "Sábios", daquelas pessoas que têm palavras de sabedoria! Essas, devem estar gratas a Deus, à Vida por essa mesma Sabedoria!
A Sabedoria..... essa "apura-se" "refina-se", com os tombos, com as quedas que damos durante a nossa caminhada, rumo à Ssantificação! "Melhoramos" a nossa sabedoria com o cair, com a dor, mas acima de tudo, aumentamo-la com a forma como nos levantamos depois da queda.
A Sabedoria... não podemos dá-la a alguém, não podemos emprestá-la, não podemos comprá-la...simplesmente podemos parilhá-la com os outros! Podemos dizer, mostrar, vivenciar, testemunhar aos outros, a Sabedoria que há em nós! Mas são eles proprios que têm que encontrar a sua própria Sabedoria, dentro deles mesmo! Têm que sentir essa necessidade de procura, essa necessidade de aprendizagem... que não é imediata, mas gradual pela "estrada da Vida".
Sabedoria, é o que eu quero desenvolver mais e mais, é o que eu quero aprender, absorver, vivênciando essa mesma Sabedoria no meu dia-a-dia,....... é o que eu realmente tenho como sendo um tesouro de ouro e prata para o meu EU, para a minha essência, para a minha alma!
Sabedoria é o que encontramos em nós, dentro de nós...E eu estou grata a Deus, à Vida por ter "encontrado" esse bem precioso! Esse "saber" não me foi fácil descubri-lo, nem tão pouco sabia como o desenvolver! Não foi de imediato! Cheguei até ele (a esse Saber=Sabedoria), atravês de provações de dificuldades de amores e desamores! De desilusões, sobretudo, e de forma algo lenta e gradual!
Sabedoria é o que desejo para todos os homens e para todas as mulheres, de todas as raças, culturas, religiões, políticas...... porque se todos eles buscarem com sinceridade dentro do seu EU, dentro de si mesmo, essa Sabedoria que lhes é genuína.... e a colocarem em prática, ao dispôr dos outros, não de uma forma egocêntrica, narcisista, arrogânte,.... antes pelo contrário, pensando sempre no bem-estar, no seu próximo, pensando na felicidade e no amor do que está ao seu lado...., então o mundo irá mudar.... e para melhor! !!
E a PAZ TORNAR-SE-Á NUMA REALIDADE!
A Sabedoria encontra-se (em nós)! É o que filósofos ao longo da história, designam de conhecimento empírico(ganha-se/aprende-se com a vivência, com a experiência pessoal... com o "caminhar pela estrada da Vida).
CONHECIMENTO
Conhecimento..... este saber sim, adquire-se, compra-se, transmite-se! Aprende-se na Escola, na cartilha, nos livros, nas enciclopédias, na internete, nas bibliotecas e em tantos outros sítios! O conhecimento passa de geração em geração, ensina-se!
Compramos muitos livros, devorâmo-los com sofregidão, gabamo-nos muitas vezes de termos lido e relido este e aquele livro.... por vezes devemo-nos perguntar para quê?!... se primeiro não descobrirmos a sabedoria que há em nós.... de que serve termos tanto conhecimento? De que serve termos tanta "bagagem" literária se não a soubermos "misturar" de forma homogénea, de forma simples e humilde, com a sabedoria que está intrínseca em nós?!...
Quando dermos o real valor à Sabedoria, quando a sentirmos verdadeiramente na nossa vida, no nosso testemunhar.... aí sim, vale então a pena aumentarmos os nossos conhecimentos!Vale então a pena estudar, aprender, decorar, empinar, (copiar ops ih ih ih), tirar cursos superiores, ser doutor disto e daquilo....
Mas o que me interessa a mim ter adquirido muitos conhecimentos, ser formada nisto e naquilo, ser o supra sumo disto e daquilo, se depois não desenvolvo a minha Sabedoria, aquela que nasceu comigo?!.... Se não faço dessa Sabedoria o meu estandarte?
Conhecimento... isso é fácil adquirir-se, comprar-se e até podemos "dar" o conhecimento que temos aos outros! E também isso deve ser feito! Note-se! Mas vamos dar o verdadeiro valor ao que cada Ser tem dentro de si, à sua essência, à sua alma!
O interior (Sabedoria vem do interior), tem mais valor do que o exterior (conhecimento vem do exterior).
Claro que também nos devemos preocupar com o nosso exterior, claro que devemos ter o desejo, também, de aprendermos, de adquirirmos mais cultura geral, mais e mais..... mas a Sabedoria.... essa sim!
O conhecimento, é aquilo a que os filósofos chamam de conhecimento cientifico (o que se estuda, o que se demonstra nos livros, por experiências cientificas, aquilo que nos é ensinado pelos outros).A Sabedoria é-nos ensinada pela nossa essência!
Bem..... nem sei porque me deu, hoje, na "mona" para filosofar tanto!... Sorry! :) Que cada um de nós, saiba "equilibrar" estes dois tipos de saber/conhecer.... e que façam deles O QUE QUIZEREM! (porque somos livres, as escolhas são nossas) Mas o que importa, e o que desejo.... É QUE TODOS ENCONTREM A PAZ NO VOSSO SER.... E SEJAM FELIZES!
"...estamos a viver a civilização do conhecimento, mas não da Sabedoria.A Sabedoria é o conhecimento temperado com juízo." (Eude Martins-Director Executivo)

4 comentários:

Anónimo disse...

Ai...minha "irmã", minha "companheira" de "Viagem"...
Perguntas porque te deu para isto hoje? Tu não sabes... mas eu sei. Como tu há pouco me disseste, relativamente ao facto de eu te perguntar se estavas triste, e tu explicaste o que realmente se passava. Sabes, muitas e muitas vezes o meu "sentir" perde-se nas palavras, porque afinal a palavra não era "triste", mas era outra coisa... afinal o meu "sentir" estava certo...
Como eu te compreendo... como eu sinto que estamos "juntas"... agora começo a "senti-lo"...

Mas vou ficar por aqui, porque também eu hoje estou bastante para o "ensonada"... mas estou feliz... FELIZ porque tu hoje, aqui e agora trouxeste-me a resposta que "eles" sabiam que eu procurava... que eu precisava... aqui e agora...

Luz Divina... Olhar Divino... Saber Divino... começam a "cintilar"... no aqui e agora... eu sinto... e sei que tu também...


Um abraço e fica na LUZ

Elisheba disse...

E estas são PALAVRAS DE SABEDORIA!!!

beijoes!...maninha!

Rui Santiago cssr disse...

Que bom foi encontrar o teu blog.
SABEDORIA... Sabes, sempre achei que a Sebdoria nao tem a ver com o Saber, mas com o SABOR da Vida... Sim, a arte de saborear todas as coisas, tomar-lhes o gosto...

Obrigado!
Gostava de te encontrar no meu blog. Tambem eu procuro a Sabedoria...
SHALOM

Desinteressada,mas pouco disse...

Obrigada pela visita.
prometo voltar e deixar comentario com mais tempo.
um abraço