As férias da Flor....

Praia do Carvoeiro
Praia da Rocha
Quinze dias, uma semana em cada um destes sítios, na companhia dos meus dois filhotes, da minha mãe e da minha afilhada Mónica. Na próxima segunda feira, juntar-se-ão a nós, a minha comadre Guida, a Luisinha e o meu afilhado David.
Até aqui, tudo tem corrido bem, Graças a Deus. :)

Nomeação...

A minha doce amiga e irmã em Cristo, Poeta-silente do blog http://noites-de-verao.blogspot.com/ nomeou este meu humilde jardim como sendo uma das sete maravilhas da Blogoesferea. Fico muito agradecida e sensibilizada com este prémio. Mas refiro mais uma vêz, que o mérito não é meu, mas sim do meu Senhor e Salvador, Jesus, para Ele toda a Honra e Glória! O meu sincero obrigado,amiga, por este prémio. :)
Os sete blogs que nomeio são: (não esquecendo os muitos outros que nomearia se não tivesse que nomear apenas sete!)
O regulamento das "7 maravilhas da blogosfera" é:
1. Podem participar na votação todos os bloggers que mantenham blogues activos há mais de um mês [os outros esperem por outra ideia brilhante que alguém irá ter].
2. Cada blogger deverá referenciar sete nomes de blogs. A cada menção corresponde um 1 voto.
3. Cada blogger só poderá votar uma vez, e deverá publicar as suas menções no seu blog [da forma que melhor lhe aprouver], enviando-as posteriormente para o seguinte e-mail:
No e-mail, para além da escolha, deverão indicar o link para o post onde efectuaram as nomeações. A data limite para a publicação e envio das votações é dia: 01/07/2007.4.
De forma a reduzir alguns constrangimentos [e desplantes], e evitar algumas cortesias desnecessárias, também são considerados votos nulos:
- Os votos dos blogger(s) em si próprio(s) ou no(s) blogue(s) em que participa(m);- Os votos no blog O Sentido das Coisas.
No dia 7.7.2007 serão anunciados os vencedores e disponibilizadas todas as votações.Regulamento e iniciativa do blog O Sentido das Coisas.
Obrigada.
Florbela

FAZES A DIFERENÇA?

Era uma vez um escritor, que morava numa praia tranquila, junto de um bairro de pescadores. Todas as manhãs ele caminhava à beira-mar para se inspirar, e à tarde ficava em casa escrevendo. Certo dia, enquanto caminhava pela praia, ele viu um vulto que parecia dançar. Ao chegar mais perto, ele reparou que se tratava de um jovem que recolhia estrelas-do-mar da areia para, uma por uma, jogá-las de novo no oceano. - Porque está fazendo isso? - perguntou o escritor? - Você não vê? - explicou o jovem. - A maré está baixa e o sol está brilhando. Elas irão secar e morrer se ficarem aqui na areia. O escritor espantou-se. - Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo fora, e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas pelas praias.Que diferença faz? Você joga umas poucas de volta ao oceano. A maioria vai perecer de qualquer forma! O jovem pegou mais uma estrela na praia, jogou de novo de volta ao oceano e olhou para o escritor... - Para esta aqui, eu fiz a diferença... Naquela noite o escritor não conseguiu escrever, sequer dormir. Logo pela manhã, voltou à praia, procurou o jovem, uniu-se a ele e, juntos, começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao oceano. Sejamos, portanto, mais um dos que querem fazer do mundo um lugar melhor. Sejamos a diferença!
Eu quero fazer parte daqueles que de algum modo, fazem a diferença para termos um mundo melhor. :))

"CUPIDO FONTE DE AMOR"

A Flor recebeu mais um miminho. Desta vez, por indicação da sua amiga Flor - Girassól, ganhou o "Destaque Cupido Fonte de Amor". Obrigada linda, por te teres lembrado do meu humilde jardim para uma nomeação que me deixa tão feliz... O AMOR!
Cabe-me ainda indicar outros 10 "cantinhos" que de alguma forma, falem sobre aquele que é ....o mais nobre sentimento, o AMOR, esses, ficarão encarregues de escolher outros blogs, e assim sucessivamente.
ALGUÉM ME DIZ Ame muito para ser amado. Distribua palavras de conforto e sorriso de compreensão. Faça alguma coisa em favor do próximo. É tão bom receber carinho... Deus está permanentemente contigo, mantenha em sua mente o desejo de ser feliz. A felicidade é coletiva. Uma bela montanha é formada por milhões de maravilhosos grãozinhos de areia. A vida é um intercâmbio, recebemos sempre aquilo que damos. O mal não merece comentários, as leis de Deus são totalmente justas. Jamais engane alguém para não ser enganado. Não mate, evite o aborto, ninguém quer ser morto. Antes de criticar se informe, pesquise. As pessoas que fazem o mal estão doentes e não conhecem a lei do amor. Procure ter paciência, a maldade é transitória. Não seja covarde, não pense em abandonar a vida porque está com problemas. Tudo passa. Amanhã um novo sol nascerá de novo. Não desanime jamais. A derrota e a vitória dependem de nós. Não viva às cegas. Leia muito, aproveite o tempo. Não se exalte, não se irrite, não se envergonhe de ser humilde. Não há força que derrube a humildade e a mansidão. Quando erramos queremos que os outros nos desculpem, então, procure ser tolerante. Seja grato e acenda sua luz interior. Onde você estiver, escute a música que alimenta sua alma. Onde você passar, olhe a maravilhosa beleza que te cerca. Como você estiver, sinta os vários tipos de energia colaborando com sua existência. Quando você puder, avalie o quanto você recebe do ar, da água, do sol, da terra. Quando você lembrar, agradeça a Deus o presente da VIDA. (Amália Correia)
I Coríntios 13:1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
I Coríntios 13:2 Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
I Coríntios 13:3 E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
I Coríntios 13:4 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,
I Coríntios 13:8 O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;
I Coríntios 13:13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.
I Coríntios 16:14 Todos os vossos atos sejam feitos com amor. O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.
Romanos 12:10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Romanos 13:8 A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.
Romanos 13:10 O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.
I João 4:7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
I João 4:8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
Desculpem a extensão deste post... mas afinal é sobre o amor!!
:) )
Os 10 cantinhos que escolho para divagarem sobre o amor são:

Resposta ao desafio...

Excelente para um primeiro contacto com a Palavra de Deus. E a verdade é que muita gente encontra maior sentido e qualidade para a sua vida por causa da mensagem da Bíblia. Milhares de pessoas de todas as partes do mundo procuram neste livro respostas satisfatórias para as questões e problemas mais profundos da vida.

Respondo ao desafio que me foi feito pela minha amada irmã e amiga, Marlene Maravilha, do blog "O Senhor é a minha força" http://marlenemaravilha.blogspot.com/, dizendo-lhe, o último livro que li, o que estou a ler e também aquele que penso ler!! :) O meu Livro de eleição... a "Bíblia".....o Livro onde "escuto" a Palavra de Deus. É aqui... neste Livro, que "aprendo" os ensinamentos de Jesus, meu Senhor e Salvador. Este é o último.. é também o actual ... e é, sobretudo .... o Livro que pretendo ler até ao fim da minha vida! Por acaso já o leste? Nele encontrarás palavras de vida eterna, de alegria e de amor... Experimenta ler!! "Ousadia na oração", foi o útimo livro que li. Foi-me aconselhado pela minha querida irmã e amiga Zélia. Foi muito interessante! A Palavra de Deus diz-nos sobre a oração: Mateus 21:22 "...e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis." Então, porque não tentar perceber o poder que a oração pode ter na nossa vida?! Este, é o livro que pretendo começar a ler... muito em breve! Foi-me oferecido pelo casal Ana e Ricardo, no último "Encontro de casais" que se realizou no Cartaxo. Aqui, tenho a certeza que encontrarei "conselhos uteis" que me irão ajudar a "acompanhar" o crescimento dos meus dois filhos."Coragem para os pais" - Acompanham-me nesta leitura? Dê um presente a seu filho: leia este livro!! Também gostava de referir, outros livros que li, à não muito tempo! "O poder dos pais que Oram" - Stormie Omartian (Recorro a ele muitas vezes) "O Principezinho" - Antoine de Saint-Exupéry (este, voltei a relê-lo agora, com meu filho Pedro) "O monge que vendeu o seu ferrari"-Robin S. Sharma (li-o em apenas 3 dias e "em conjunto"com a minha amiga Zeca) Tenho que passar o desafio a três amigos/as, de modo a que possamos conhecê-los um pouco melhor. Então aqui vai... lanço o desafio a:

Disponham... :))

"Não te lamentes se o teu amigo está mal ou precisa de ajuda; a necessidade dum amigo é uma benção que bate à porta da tua casa."
"Quando te apoias num amigo, as coisas tornam-se mais fáceis.
Quando vos apoiais um ao outro, não há tantas coisas a temer. Quando estais lado-a-lado, a carga é menos pesada.
E quando olhais juntos para cima, a grandeza do firmamento é de tirar a respiração."
"Recorre ao teu amigo quando te sentires fraco e precisares de ajuda. Ás vezes, é quando nos parece que temos menos para dar que, mais cimentamos a amizade."

E TU... O QUE JÁ FIZESTE HOJE?

Hoje, semearei um sorriso... para que haja mais alegria.
Hoje, semearei um gesto de carinho... para que haja mais amor.
Hoje, semearei um gesto de delicadeza... para que haja mais bondade.
Hoje, semearei um gesto de paz... para que haja menos guerras.
Hoje, eliminarei da minha agenda dois dias:
O ontem e o amanhã.
O ontem, foi para aprender
e o amanhã será a consequência do que hoje realizar.
Hoje, não terei medo.
Especialmente, não hei-de ter medo
de apreciar a beleza e de acreditar que aquilo que
EU DER AO MUNDO, O MUNDO ME DEVOLVERÁ.
(Frei Artur)

QUERO DAR MIMOS À...

Cátia - minha doce amiga
(A Cátia e a Flor eh eh eheheeh)
Não esperes um sorriso para seres gentil.
Não esperes ser amada para amares.
Não esperes ficar sozinha para reconheceres
o valor de quem está ao seu lado.
Não esperes por pessoas perfeitas para então te apaixonares.
Não esperes elogios para acreditares em ti mesma.
Sê sempre TU, autêntica e única.
E não te esqueças de acreditares que TU pode ser feliz.
TU SERÁS FELIZ! EU SEI!
ÍLIDIA
(A mãe da minha doce Miúda e agora minha mamã também)
O AMOR DE CRISTO
O amor de Cristo é provável, O Senhor é compassivo, Cristo consola a vida dos arrependidos, A fé abre a porta da esperança, Remove os obstáculos do caminho, O amor de Cristo é inseparável, O Senhor é amoroso, Cristo ouve a oração dos arrependidos, O amor é a fonte inesgotável de triunfo, Vence todas as batalhas da vida, O amor de Cristo é sacrificial, O Senhor é perdoador, Cristo perdoa o pecado dos arrependidos, A graça abundante renova o ânimo, Fortalece para os tempos de dificuldades, O amor de Cristo é inalterável. "Deixa que os teus pensamentos sejam salmos, as tuas orações incenso, o teu respirar louvor."
Hoje, dia de Portugal, o meu amiguinho Filomeno (Meno) faz 7 aninhos. O meu desejo é que a Luz de Jesus brilhe sempre no seu coraçãozinho. O Meno é membro do "Clube das Boas Novas" e tem mais 5 irmãos... como devem imaginar!!... esta família não tem uma vida nada fácil!!!...
O "sorriso maroto" no seu rosto e no dos seus irmãos... "enche" o meu coração! :)) Que Deus o guarde e guie por bons caminhos, é o meu desejo no dia do seu aniversário.

Que tal se....

AJUDAR A UNICEF?!
Um pequeno donativo pode fazer a diferença...
Para milhões de crianças em todo o mundo a ajuda da UNICEF tem uma importância vital: vacinação, cuidados de saúde, educação, nutrição, protecção contra abusos, violência e guerra podem representar a vida e o futuro de uma criança. Para realizar isto tudo, a UNICEF depende exclusivamente de contribuições voluntárias.Saiba como cada DONATIVO pode ser precioso para as crianças.As crianças do mundo e a UNICEF agradecem a sua generosidade.
//////--//////--//////--//////--//////--//////--//////--//////--//////--//////--//////--//////--//////--//////--//////--///////--//////--//////--//////--// Deuteronômio 15:11 Pois nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente, abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra Salmos 41:1 Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o SENHOR o livra no dia do mal. Salmos 82:4 Socorrei o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.
Provérbios 31:20 Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado.
Atos 20:35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.
Tito 3:14 Agora, quanto aos nossos, que aprendam também a distinguir-se nas boas obras a favor dos necessitados, para não se tornarem infrutíferos
Tiago 2:15-16 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento quatidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?

Identifico-me com este poema!

"A FELICIDADE É O ÚNICO DESEJO E A ÚNICA FINALIDADE DA EXISTÊNCIA HUMANA." (Aristóteles) "EXISTEM PESSOAS QUE NOS ENSINAM QUE A FELICIDADE É O RESULTADO DE NOS EMPENHARMOS COMPLETAMENTE NA VIDA, MESMO QUANDO ISSO NOS MAGOA." (Autor desconhecido)
MEU CORAÇÃO
Meu coração,
resto de incencios
não obedece a compêndios
e apesar de tudo o que viveu
não usa anel de bacharel
nem aceita título de doutor
em amor,
pelo que sofreu!
Gosta apenas de falar
de dissertar sobre a essência da vida
e diz a qualquer audiência
que o saber mais profundo
é o acto de amar
no sentido mais lato da expressão!
Amardando-se por inteiro
como lume que passou
e deixou braseiro
onde se cozinha o sentimento!
Amar só por amar sem ressentimento
sem secretismo de grutas
em vanglórias em disputa
e até mesmo sem memória...
Amar o todo e sua história de vida,
vinda do nada...
Amar o caso,
a alvorada o estertor do sofrimento
e do nascer o momento
e a alegria e a dor;
Amar a tarde tranquila
amar o dia que parte
amar toda,
toda a arte na beleza sem limite
amar a quem acredite
que o mundo será melhor
e por conta desse amor
todo o ser pode mudar...
Tanta vez,
de amar exausto
deixa o fausto da alegria e hiberna,
dentro do peito...
e fica triste,
calado às vezes acabrunhado
por tanta incompreensão!
Mas se ouve voz amiga
ecoando lá no fundo
deixa a sua prostração
acaba a hibernaçãoe a gritar libertação
põe-se em marcha e enfrenta o mundo!...
(Maria Mamede -posted by De Amor e de Terra)

RECORDAR A MÚSICA DOS...

Hoje, a esposa do meu amigo e irmão, Paulo Costa, completa mais um aniversário. Parabéns para ela e que Deus lhe conceda os desejos do seu coração. :))

Este cestinho com margaridas e papoilas é para duas "flores" amigas, a Zeca e a Miúda... pela "procura" da música dos Polo Norte... "Aprender a ser feliz"... em que o seu refrão, numa determinada altura da minha vida, me era tão difícl de acreditar que pudesse acontecer!!!
Duvidei que... (RE)aprendesse a ser feliz..... mas enganei-me!!! Afinal aprendi!!! E hoje, sou de novo FELIZ! :)
Sou grata a Deus pela Sua ajuda!
Por isso, se TU.. estás triste!.... NÃO ESTEJAS! Acredita que, assim que a "nuvem escura" passar... o Sol voltará a brilhar! E de novo o sorriso... o TEU SORRISO... voltará ao teu rosto e sobretudo... ao TEU CORAÇÃO! Somente espera e verás que tenho razão! O resto de um dia feliz para todos.
Aprender A Ser Feliz
I
Andar, nesta estrada,
por caminhos incertos,
Tão longe e tão perto do que eu quero ser,
Cantar, uma balada,
De sonhos despertos,
De braços abertos para te conhecer
Mas na verdade estou aqui p'ra te sentir,
Para te ver a sorrir;
Refrão
Estou aprender a ser feliz,
Aquilo que eu vou ser ninguém me diz
A guitarra que só toca por amor,
Não acalma o desejo, nem a dor
II
Bem vês, companheira,
Eu parto sozinho, percorro o destino às vezes sem querer
Talvez, também queira,
Cantar-te baixinho
Dar-te o meu carinho e tudo esquecer
Mas na verdade estou aqui p'ra te sentir,
Para te ver a sorrir;
Refrão

SIRVAM-SE!!

Deixo estas flores frescas, acabadinhas de serem colhidas por mim..... para que TODOS os que, hoje, por aqui passarem.... levem uma... e a "plantem" no seu coração! :)
Como em cada flor há a presença do Criador, assim, todos vocês, "sentirão" a Sua presença, também manifestada no amor e no carinho que sentimos uns pelos outros! :))
Amo todas as flores, mas margaridas e paoilas são as preferidas! E tu, quais são as tuas flores preferidas?
"Existem muitos motivos para não se amar uma pessoa, mas apenas um para amá-la" (autor desconhecido)
"Aquilo em que te estás a tornar é mais importante do que aquilo que estás a alcançar." (H. Jackson Brown Jr.)

Vontade de..

"Um dia a gente cresce e descobre que não se prendem pássaros e nem corações. E descobre também que para estar junto não é necessário estar ao lado, mas do lado de dentro..."
(autor desconhecido)
Ser feliz
Ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas,segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós.
É ter maturidade para falar "eu errei".
É ter ousadia para dizer "me perdoe".
É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você".
É ter capacidade de dizer "eu te amo".
Que nas suas primaveras você seja amante da alegria.
Que nos seus invernos você seja amigo da sabedoria.
E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo.
Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida.
E descobrirá que...
Ser feliz não é ter uma vida perfeita.
Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.
Usar as perdas para refinar a paciência.
Usar as falhas para esculpir a serenidade.
Usar a dor para lapidar o prazer.
Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível.
E você é um Ser humano especial.
Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz...
(autor desconhecido)

FILHO, TU ÉS LIIIIIINDO!..

Sabem que fotos são estas? ..... São do interior da minha "latinha velha", nome que eu e os meus filhotes demos ao nosso carro, quase quase com 22 anos! Mas temos sido tãooooo felizes com ele... e nestes mais de dois anos que o temos, nunca nos deixou ficar "pendurados"!... Temos passeado tanto nele!.. temo-nos divertido tanto com ele...
Bem, mas praticamente todos os dias, eu sou presenteada pelo meu filho Pedro, de 10 anos, com surpresas como esta!... :))) Ele enfeita o interior da nossa "latinha velha" com florinhas do campo, florinhas que apanha por onde passa e então..... a "latinha" deixa de ser velha... para ser uma "LATINHA FLORIDA E PERFUMADA" eheeh
Este meu filho, sai à mãe, (EU !!!!)... TAMBÉM ADORA FLORES!!! :))
Os filhos, são herança do Senhor, por isso, agradeço a Deus a vida deste meu filho. :))

PAIS LEMBREM-SE!

Conhece os teus Direitos
Sabias que, como criança, tens direitos?
Em 1959 a ONU (Organização das Nações Unidas) escreveu e aprovou a "Declaração dos Direitos da Criança". Esta declaração é composta por 10 artigos, muito simples, que dizem respeitos ao que podes fazer e ao que as pessoas responsáveis por ti devem fazer para que sejas feliz, saudável e te sintas seguro.(É claro que tu também tens responsabilidades para com as outras crianças e para com os adultos para que também eles gozem dos seus direitos.)
Vamos conhecer os 10 princípios da "Declaração..."?
Princípio 1º
Toda criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!
Princípio 2º
Todas as crianças têm direito a protecção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.
Princípio 3º
Desde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.
Princípio 4º
As crianças têm direito a crescer e criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.
Princípio 5º
Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem respeito como qualquer criança.
Princípio 6º
Toda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.
Princípio 7º
Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!
Princípio 8º
Seja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos adultos.
Princípio 9º
Nenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas).Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.
Princípio 10º
A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.
Se tudo isto for cumprido, no futuro as crianças poderão viver em sociedade como bons adultos e contribuir para que outras crianças também vivam felizes!
Poema de uma Criança!
A mamã perguntou
O que achas que é o Dia Mundial da Criança?
E logo me olhou
Esperando uma resposta cheia de esperança.
E eu respondi
Acho que todas as crianças deviam ser felizes,
Não só neste dia mas também em todos os outros,
Mas pelo pouco que já vi,
Nem todas as crianças o conseguem ser.
Eu queria crescer e viver num Mundo melhor;
Onde reinasse a Paz e o Amor,
Onde ninguém soubesse o que é a dor,
Nem sequer tivessem que trabalhar,
Para se poderem alimentar,
E pudéssemos a escola frequentar,
Enfim um Mundo onde a palavra de ordem seria,
BRINCAR, BRINCAR E BRIIIIIIIIINCAR!.
(Inês Sá Silva 7 anos)